A vitamina D é um importante nutriente para a saúde em todas as fases da vida. Para entender melhor este assunto, preparamos um artigo que explica o que é a vitamina D, como obtê-la e suas principais funções no organismo. Confira com a gente!
O que é a vitamina D?
A vitamina D, na realidade, é um grupo de duas substâncias similares: a vitamina D2 e a D3, que posteriormente são convertidas em outros dois tipos de vitamina D pelo organismo. Elas fazem parte do grupo de vitaminas lipossolúveis junto das vitaminas A, E e K.
Quais os tipos de vitamina D e onde encontrá-las?
As principais substâncias que compõem a família de Vitamina D são:
Ergocalciferol (vitamina D2) – Presente no óleo de fígado de bacalhau e outros peixes como o salmão, a cavala e o arenque, além de fontes vegetais e cogumelos.
Colecalciferol (vitamina D3) – Presente em alimentos de origem animal. É o tipo mais comum presente em suplementos alimentares.
Calcifediol (ou calcidiol) – Forma convertida pelo organismo através da D2 ou D3;
Calcitriol (ou 1,25-diidroxivitamina-D3) – Forma ativa da vitamina, convertida pelo organismo através da Calcifediol.
Vitamina D e a radiação solar
A maior fonte de vitamina D está presente na epiderme. A pele produz vitamina D na forma de Colecalciferol (D3) através da absorção dos raios UVB, ou seja, exposição solar. Mas cuidado! É importante lembrar que a exposição solar prolongada pode causar danos a saúde. Portanto, opte sempre por uma exposição moderada!
Da pele, a vitamina D3 é enviada para o fígado, onde algumas enzimas a convertem em outra forma de vitamina D: a Calcifediol. Posteriormente nos rins, a vitamina D é finalmente convertida na forma mais ativa da vitamina: a Calcitriol.
Nem todos têm os mesmos níveis de vitamina D no organismo
Os níveis de vitamina D no organismo são totalmente influenciados por diversos fatores, portanto, diferem de indivíduo a indivíduo. A obesidade, nível de exposição solar, a pigmentação da pele, envelhecimento e outros fatores podem impactar na presença de vitamina D no organismo.
Pessoas de pele mais escura necessitam de mais exposição solar que pessoas de pele clara para produzir as mesmas quantidades de vitamina D, já que a melanina presente na pele em maior quantidade inibe parte da absorção dos raios UV. Já os idosos, por diversos motivos, apresentam menor capacidade de sintetizar a vitamina D através da pele com o avançar da idade.
Qual a importância da vitamina D?
Segundo um artigo, sem vitamina D, apenas de 10 a 15% do cálcio e 60% do fósforo da dieta são absorvidos. No intestino, a vitamina D estimula a absorção de cálcio e fósforo e por consequência, auxilia na formação de ossos e dentes, na manutenção de níveis de cálcio no sangue e no funcionamento muscular. Além disso, ela auxilia também no processo de divisão celular e no funcionamento do sistema imune.
Como descobrir sua necessidade de vitamina D?
Como explicado acima, cada indivíduo tem níveis diferentes de vitamina D no organismo com base em sua natureza e estilo de vida. Desta forma, antes de aumentar a ingestão de vitamina D ou até mesmo aumentar a exposição solar, é necessário conhecer seu estado nutricional e suas reais necessidades desta vitamina.
Não tem jeito! A única forma de saber se você precisa aumentar os níveis de vitamina D é procurando um médico. Ele vai solicitar um exame que quantificará a vitamina D no seu organismo e, a depender do resultado, te orientará sobre o que deve ser feito para suprir as suas necessidades, seja aumentando a exposição solar ou até mesmo utilizando suplementos alimentares fontes de vitamina D.
Fonte:
https://indcaps.com.br/blog/vitamina-d-para-o-organismo/