Sempre que procuramos algum artigo sobre termogênicos, nos deparamos com inúmeras hipóteses: serve para emagrecer? serve para perder gordura? É um inibidor de apetite? E sempre resta aquela dúvida quanto à potencialidade de incluir o suplemento na dieta. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para você saber se vale a pena incluir termogênicos na dieta!
O que são termogênicos?
Antes de tudo, é fundamental saber que termogênicos são suplementos produzidos a partir de componentes que provocam a termogênese, que significa produção de calor capaz de aumentar a temperatura interna. Com a temperatura interna mais elevada, os processos fisiológicos, de um modo geral, ocorrem com mais facilidade.
Assim, o metabolismo passa a trabalhar de forma mais acelerada, ocorre sudorese e diurese (responsáveis por equilibrar a temperatura corporal e eliminar toxinas) e vasodilatação (aumento dos vasos sanguíneos), provocando a queima de gordura.
Vale a pena incluir termogênicos na dieta?
Os termogênicos são, normalmente, constituídos de substâncias como:
- Cafeína e Taurina: excelentes estimulantes do sistema nervoso e de processos metabólicos como a lipólise (hidrólise de lipídio, gerando ácidos graxos e sais).
- Vitaminas do complexo B: fundamentais para os processos metabólicos energéticos. Para o produto trazer um bom resultado eles são indispensáveis.
- Inibidores enzimáticos: estes, por sua vez, inibem ações de enzimas que fazem o processo de lipogênese, diminui assim, o acúmulo de gordura.
Devido à essas substâncias, a ação dos termogênicos é muito rápida. E, para além da queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento, o consumo de termogênicos reduz o apetite, favorece o metabolismo, ajuda na definição muscular e fornece mais energia aos treinos.
Porém, assim como em todo processo de emagrecimento, o efeito dos termogênicos só é percebido se aliado a treino e dieta. Portanto, não fique empolgado achando que basta tomar umas cápsulas e pronto!
Podemos concluir que vale a pena incluir termogênicos na dieta caso o seu objetivo seja perder gordura. É importante ressaltar que nenhum suplemento faz milagre, ou seja, não adianta você suplementar se sua dieta ou o seu treinamento não é adequado.
Se você já tem os seus objetivos de perder gordura traçados, tem o acompanhamento de um nutricionista e faz exercícios regularmente, aposte com força nos termogênicos. E, se precisar de uma ajuda para escolher a melhor suplementação, veja a nossa sessão especial de termogênicos no site!